fbpx

Durante o mês de janeiro, a plataforma de monitoramento Torabit analisou publicações de parlamentares e influenciadores de política sobre temas relacionados às redes sociais, tecnologia e inteligência artificial, com o intuito de entender um pouco de como tem se dado o debate acerca desses temas na política brasileira. Foram coletadas e classificadas menções nas redes X, Bluesky, Instagram e Facebook. 

Entre os assuntos mais abordados nas publicações sobre o tema, o destaque ficou por conta de Mark Zuckerberg, e seu anúncio de mudanças nas políticas da Meta, juntamente com Elon Musk e as Big Techs em geral, destacando-se a presença dos CEOs das principais empresas do setor na posse de Donald Trump. O tema foi bastante abordado pelos perfis de esquerda, em especial na Câmara dos Deputados, com mais publicações coletadas entre os perfis do campo progressista.

Enquanto a esquerda fala mais em termos como “democracia”, “Fake News”, “regulamentação” e “ódio”, a direita aborda o tema mais com viés de defesa de uma liberdade de expressão irrestrita, citando muito termos como “censura” para qualquer tentativa de moderação de conteúdo ou regulamentação no setor. 

O tema da Inteligência Artificial também apareceu entre os principais destaques nas publicações, no período analisado. O lançamento da IA chinesa Deepseek gerou bastante debate, tanto entre Deputados Federais, quanto entre os perfis de influenciadores digitais de direita e esquerda analisados. 

Na análise das interações, a direita segue se destacando mais que a esquerda. Analisando apenas as menções dos perfis de influenciadores e mídias de cada campo, mesmo publicando menos, os perfis de direita geraram uma quantidade consideravelmente maior de interações. Enquanto os perfis de esquerda somaram em média 1,08 mil interações por post, na direita a média foi de 7,4 mil interações por publicação. 

Câmara dos Deputados

Ao todo, foram 544 menções de Deputados Federais sobre o temas correlatos a tecnologia e redes sociais no mês de Janeiro. Entre os termos de destaque aparecem nomes como “Zuckerberg”, “Musk” e “Trump”, além de “Meta” e suas redes “Instagram” e “Facebook”, indicando como as mudanças na Meta, anunciadas por Zuckerberg no início do mês, principalmente com a interrupção no trabalho de checagem de fatos e à volta de recomendação de conteúdos políticos. O CEO da empresa foi citado em 159 publicações.

Além disso, foram feitas muitas citações a Elon Musk e Donald Trump, juntamente com outras big techs e seus donos, destacando-se a presença dos CEOs das principais empresas do setor na posse do novo presidente norte-americano. 

Na nuvem de termos, quanto maior a palavra, maior foi a sua frequência nas menções sobre o tema.

A partir principalmente de publicações mais ligadas aos deputados de direita, também aparecem com destaque termos como “liberdade”, “expressão” e “censura”. Já entre os parlamentares de esquerda, os destaques ficam mais com palavras como “democracia”, “Fake News” , “desinformação” e “regulamentação”. 

Entre os Deputados com publicações sobre o tema, o maior destaque ficou por conta de Guilherme Boulos (PSOL), com 34 menções no período. Na sequência, aparecem Carla Zambelli (PL), com 20 posts, seguida por Pedro Uczai (PT) e Josia Gomes (PT), ambos com 19 publicações. 

No período, os parlamentares de esquerda foram os que mais abordaram o tema. A análise dos partidos com mais publicações de seus deputados mostra que entre os 4 com mais menções, 3 são de esquerda. O PT foi o que mais somou posts, com 32,5% do total, enquanto PSOL foi o terceiro, com 18,4% das menções, e PCdoB o quarto, com 6,1%. A exceção foi o PL, ficando como segundo partido com mais posts feitos por seus parlamentares sobre o tema, com 25,5% do total de menções.

Interações

Entre os Deputados que mais geraram interações nas menções sobre o tema no mês de janeiro, o destaque ficou por conta do PSOL. Os três parlamentares com mais interações em suas publicações foram Erika Hilton, Sâmia Bomfim e Guilherme Boulos. Além disso, Fernanda Melchionna, também do partido, foi outra a aparecer entre os 10 Deputados com mais interações sobre o tema. 

Pela direita, aparecem entre os 10 principais parlamentares no quesito interações Carla Zambelli (PL), Marcel Van Hattem (Novo), Bia Kicis (PL), Eduardo Bolsonaro (PL) e Carlos Jordy (PL). Por fim, Jandira Feghali (PCdoB) completa a lista dos 10 Deputados que mais conseguiram interações em seus posts sobre o tema. 

Regulamentação das redes

Na análise das publicações que citaram especificamente a regulamentação das redes, foram 136 posts coletados sobre o tema entre os deputados, no período. 

Enquanto que, para parlamentares mais ligados à esquerda, a regulamentação aparece ligada principalmente a termos como “desinformação”, “Fake News” e “ódio”, do ponto de vista de parlamentares mais ligados à direita, e, em geral, mais críticos em relação à uma regulamentação das redes,  os termos de destaque ficam por conta de “liberdade”, “expressão” e “censurar”. 

Na nuvem de termos, quanto maior a palavra, maior foi a sua frequência nas menções sobre o tema.

Inteligência Artificial

Por fim, também foram analisadas 87 menções de Deputados a citar especificamente o tema da inteligência artificial, com destaque para o lançamento da IA chinesa Deepseek e, nesse tema específico, com o domínio absoluto de parlamentares de esquerda nas publicações.

Na nuvem de termos, quanto maior a palavra, maior foi a sua frequência nas menções sobre o tema.

Senado

Entre os Senadores, foram coletadas e classificadas 109 publicações com o tema de tecnologia e redes sociais em janeiro. Entre as palavras mais frequentes, também se destacaram termos como a “Zuckerberg”, “Meta”, “checagem”, repercutindo o anúncio de Zuckerberg sobre as mudanças nas políticas de checagem e distribuição de conteúdo da Meta.

Além disso,a presença do próprio Zuckerberg, além de Elon Musk e outros CEOs das principais big techs na posse de Trump também foi destaque. Os dois foram citados em 73 menções entre os senadores. 

Na nuvem de termos, quanto maior a palavra. maior foi a sua frequência nas menções sobre o tema.

Além disso, outros termos de destaque foram “censura”, “liberdade” e “expressão”, principalmente entre parlamentares de direita, e termos como “democracia”, “Fake News” e “regulamentação, mais ligados à esquerda. 

Entre os senadores, quem mais publicou foi Humberto Costa (PT), com 27 posts no mês, seguido por Eduardo Girão (Novo) e Jorge Seif (PL), com 10 e 8 menções, respectivamente. 

Entre os partidos, o destaque ficou por conta do PT, principalmente pelo alto número de publicações de Humberto Costa, fazendo a legenda somar 37,6% das menções entre os senadores. Na sequência, aparecem PL, com 26,6%, e Novo, com 9,2%. 

Interações

Analisando os senadores que mais geraram interações com suas publicações, o destaque no Senado ficou por conta da direita. Entre os 10 parlamentares da casa com mais interações sobre o tema, 8 são da oposição: Magno Malta (PL), Flávio Bolsonaro (PL), Cleitinho (Republicanos), Rogério Marinho (PL), Eduardo Girão (Novo), Jorge Seif (PL), Marcos Rogério (PL), Efraim Filho (União). Completam o top 10 no quesito os senadores do PT Humberto Costa e Fabiano Contarato. 

Regulamentação das redes

Analisando especificamente a regulamentação das redes, o tema foi citado em 22 menções dos senadores, no período analisado. Entre os principais termos, destacam-se citações ao “PT”, principalmente por parte de parlamentares de oposição, além de menções ao novo presidente da casa, Davi Alcolumbre, relacionado ao termo “desafios”, destacando a importância do tema no legislativo no ano de 2025. 

Na nuvem de termos, quanto maior a palavra, maior foi a sua frequência nas menções sobre o tema.

Inteligência Artificial

Diferente do que ocorreu na Câmara dos Deputados, o assunto das inteligências artificiais não gerou tantas menções entre os senadores. O lançamento da IA chinesa Deepseek não foi citada entre os parlamentares da casa, por exemplo. Ao todo, foram 18 menções ao tema em janeiro, abordado de maneira mais genérica, com destaque para termos como “ferramenta”, “inovação” e “regulamentação”. 

Na nuvem de termos, quanto maior a palavra maior foi a sua frequência nas menções sobre o tema.

Influenciadores de esquerda

Entre os perfis de influenciadores e mídias de esquerda monitorados, foram 1.403 publicações abordando temas referentes à redes sociais e tecnologia no período. Elon Musk, Mark Zuckerberg e Trump também tiveram grande destaque nas publicações. 

No caso de Musk, que diferente do que ocorreu entre parlamentares, foi mais citado que Zuckerberg, termos como “gesto” e “nazista” mostram o grande destaque entre esses influenciadores para o gesto feito pelo bilionário durante posse de Trump. Além disso, termos como “bilionários” e “big techs” evidenciam o foco das críticas nas presenças dos CEOs das empresas na posse do presidente norte-americano, apoiando o novo governo.

Na nuvem de termos, quanto maior a palavra maior foi a sua frequência nas menções sobre o tema.

Entre os perfis com mais publicações, destacam-se o Diário do Centro do Mundo, com 292 posts, seguido por Brasil 247 e Revista Fórum, com 265 e 193 posts, respectivamente. 

Interações

Ao todo, as 1,4 mil menções publicadas pelos perfis de influenciadores e mídia de esquerda somaram 1.523.317 interações no mês de janeiro, gerando uma média de 1,08 mil interações por post. 

Regulamentação das redes

Apesar de ser um tema que geralmente é apoiado pela esquerda, a regulamentação das redes não foi tão citada durante o mês de janeiro pelos influenciadores do campo. Ao todo, apenas 92 menções citaram especificamente a regulamentação no período. Entre os termos de destaque, aparecem “PT”, “governo” e “Lula”, relacionados ao governo brasileiro, além de “Zuckerberg”, “Meta”, “Trump” e “Big Techs”, destacando principalmente as mudanças anunciadas na Meta pelo seu CEO. 

Na nuvem de termos, quanto maior a palavra maior foi a sua frequência nas menções sobre o tema.

Inteligência Artificial

O tema da Inteligência Artificial foi citado em 224 publicações entre os influenciadores monitorados. O lançamento da IA chinesa Deepseek, que repercutiu positivamente entre os perfis analisados, especialmente pela expectativa de uma concorrência às big techs dos EUA, em especial a OpenAI.

Na nuvem de termos, quanto maior a palavra, maior foi a sua frequência nas menções sobre o tema.

Influenciadores de direita

Já entre os influenciadores e perfis de mídia de direita monitorados, foram coletadas 762 menções aos temas de redes sociais e tecnologia em Janeiro. No caso desses perfis, “Trump”, “Zuckerberg” e “Musk” também estiveram em destaque nas publicações. Além disso, termos como “liberdade”, “expressão” e “censura” aparecem entre os mais citados, evidenciando a maneira como a direita geralmente aborda o tema. 

Na nuvem de termos, quanto maior a palavra, maior foi a sua frequência nas menções sobre o tema.

Entre os perfis que mais postaram sobre o tema no período, destaque para Revista Oeste, com 113 publicações, seguido por Jornal da Cidade Online e Conexão Política, com 99 e 67 posts, respectivamente. 

Interações

A análise do total de interações geradas pelas menções dos perfis monitorados, evidencia a tendência de, mesmo com menos publicações que a esquerda, a direita somar mais interações nas redes. As 762 publicações do grupo somaram 5.640.273 interações no período, 7,4 mil interações por post. 

Regulamentação das redes

Na análise das menções a citarem diretamente a possibilidade de regulamentação das redes, foram 100 menções capturadas sobre o tema, com destaque para termos que evidenciam um viés mais negativo para essas publicações, como “censura”, “liberdade” e “expressão”, além de muitas citações a “Lula”, “Trump”, “governo” e “Moraes”, em referência ao ministro do STF Alexandre de Moraes. 

Na nuvem de termos, quanto maior a palavra, maior foi a sua frequência nas menções sobre o tema.

Inteligência Artificial

Ao todo, o tema das inteligências artificiais foi citado em 103 menções pelos perfis de influenciadores da direita monitorados. Os termos “OpenAI” e “Deepseek” aparecem entre os mais citados, só que diferente do que ocorreu entre os influenciadores de esquerda, a IA chinesa foi citada de maneira mais negativa pelos perfis de direita analisados. 

Na nuvem de termos, quanto maior a palavra maior, foi a sua frequência nas menções sobre o tema.

compartilhe:
Torabit

Publicado no dia 6 de fevereiro de 2025